Antarctic Adventure

Introdução

Um dos mais clássicos jogos da Konami é o Antarctic Adventure. Originalmente lançado para Arcade, foi depois convertido para outras plataformas como Colecovision, MSX e NES. O objetivo é guiar o pingüim em uma volta ao redor da Antártida, sendo que, ao final de cada fase, ele é saudado com a bandeira de um país.

screen shot

Pela ordem, os países são:

  1. Austrália
  2. Austrália
  3. França
  4. Nova Zelândia
  5. Pólo Sul (com a bandeira do pingüim)
  6. Estados Unidos
  7. Estados Unidos
  8. Argentina
  9. Reino Unido
  10. Japão

Quando criança, eu achava que esses países foram escolhidos arbitrariamente. Entretanto, existe uma lógica na seqüência!

As bases científicas

Na verdade, os finais de fase indicam a posição real de bases científicas existentes na Antártida. O mapa abaixo mostra a localização de todas as bases em operação atualmente:

mapa das bases

Comparando o mapa do jogo com o mapa real, é possível determinar exatamente quais são as bases que o pingüim visita:

  1. Austrália: base Davis
  2. Austrália: base Casey
  3. França: base Dumont D'Urville
  4. Nova Zelândia: base Scott
  5. Pólo Sul: base internacional de Amundsen-Scott
  6. Estados Unidos: base Byrd
  7. Estados Unidos: ?
  8. Argentina: base General Belgrano II
  9. Reino Unido: base Halley
  10. Japão: base Showa

O mistério da fase 7

Após conferir o mapa, surge uma dúvida: se o jogo é tão preciso na localização das bases, então por que ele indica uma base americana, na fase 7, onde não há nenhuma?

A solução pra isso só é conseguida ao notar que Antarctic Adventure foi feito em 1984. De fato, não tem nenhuma base ali atualmente, mas naquela época tinha!

De acordo com a tabela de bases científicas na Antártida, existiu uma base americana chamada "Siple Station", nas coordenadas 75.55S, 85.55W. Essas coordenadas batem corretamente com a posição da fase 7 no jogo, e a base esteve ativa no período de 1969 até 1988, estando ativa, portanto, na época em que o jogo foi feito.

A música

Outro fato desconhecido por mim, quando criança, era a origem da música de fundo do jogo. Eu achava se que tratava de composição original da Konami, e não podia estar mais enganado! Na verdade, a música de Antartic Adventure é uma valsa composta por Émile Waudteufel no século 19.

les patineurs

Waudteufel foi um músico francês, nascido em família de dançarinos. Durante o rigoroso inverno de Paris de 1879, quando a temperatura foi a 25.6 graus negativos, e os rios ficaram completamente congelados, o passatempo preferido da população era a patinação no gelo.

Inspirado neste cenário, Waudteufel compôs a Valsa dos Patinadores (Les Patineurs). A melodia, dividida em três movimentos, tem um total de sete minutos e meio, dos quais apenas um pequeno trecho do tema principal é apresentado no jogo. Esse tema apresenta uma interpretação para os patinadores que, após ganhar confiança em deslizar pelo gelo, aventuram-se em complicados saltos acrobáticos. Nada mais apropriado como tema do pingüim!