Download: nsub.zip
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Em 1980, o arcade Space Invaders criado pela Midway
fazia dois anos de idade.
Apenas em seu primeiro ano, ele arrecadou por volta
de centenas de milhões de dólares em fichas nos fliperamas;
e no seu segundo ano, com o lancamento da versão caseira
para o videogame Atari 2600, ele firmava-se como um marco
da história do videogame. Tanto sucesso, é claro, gerou
uma onda de imitações. Muitos se lembram de Galaxian e
Galaga, outros lembram-se de Megamania, mas poucos se
lembram de N-Sub!
Space Invaders tratava da invasão
da Terra por forças alienígenas... mas não precisávamos
de alienígenas para ter medo em 1980. Em plena guerra fria,
aparelhos de destruição em massa proliferavam; entre eles,
os temidos submarinos nucleares.
Para ter uma noção do poderio de um submarino nuclear,
considere a capacidade total de poder de fogo gasto em
toda a Segunda Guerra (incluindo as bombas de Hiroshima e
Nagasaki): 3 megatons. Um submarino nuclear
típico da época, como o Poseidon, tinha mísseis nucleares
com 9 megatons. Ou seja, um único submarino era capaz
de tanto estrago quanto três Segundas Guerras inteiras!
E esse era apenas o submarino típico. Os mais avançados,
como o submarino Trident, tinham poder de fogo equivalente
a 24 megatons (ou oito guerras mundiais)!
Portanto, nada mais natural que a Sega, ao fazer um
jogo concorrente ao Space Invaders, usasse como tema
os submarinos nucleares. N-Sub foi lançado nos arcades em 1980,
e, embora não tenha feito o mesmo sucesso de Space Invaders,
também ganhou uma versão caseira em 1983, para o videogame
SG-1000, da própria Sega. A tecnologia em 1980 não era muito avançada,
então a versão do videogame conseguiu ser bastante fiel ao arcade,
mantendo os mesmos gráficos e os mesmos efeitos sonoros (nenhuma
das versões chegou a ter música de fundo).
N-Sub foi um dos jogos da Sega que nunca foram portados
para MSX em sua época comercial. Motivado pelo
Concurso
Submarino promovido pelo MRC,
resolvi criar uma versão
de N-Sub para MSX, e ainda, como extra, coloquei uma
tela de abertura no jogo, que o original nunca chegou a ter
por limitações de memória. Divirta-se com mais este
jogo inédito para MSX!
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In the year 1980, the Space Invaders arcade, created by Midway,
completed two years of existence. In its first year only,
it made about hundreds of millions of dollars. In the next
year it was released in the home market for the Atari 2600
videogame, by then consolidating its positions in the history
of videogames. This sucess, of course, was followed by
an horde of imitations. Many people remember Galaxian
and Galaga, some remember Megamania, but few can remember
of N-Sub!
The main theme of Space Invaders was the invasion
of Earth by alien forces... However, in 1980, we didn't
need aliens to have fear. We were in the middle of the cold
war, when weapons of mass destructions were the most common;
including the fearsome nuclear submarines.
In order to visualize the firepower of a nuclear submarine,
try to think of the total firepower spent in the Second
World War (including the atomic bombs in Hiroshima and Nagasaki):
a grand total of 3 megatons. A typical nuclear submarine
in the eighties, such as the Poseidon, had firepower equivalent
to 9 megatons. This single submarine could make as much
destruction as three entire World Wars! And we're talking
only about the typical sub. The most advanced ones, such
as the Trident, had about 24 megatons of firepower (this
is as much as 8 World Wars)!
So, it was natural that Sega, when designing a game
similar to Space Invaders, used as its main theme the
nuclear submarines. N-Sub was released in the arcades in 1980,
and while it didn't make as much success as Space Invaders,
it was also followed by a home market version, for Sega's
own SG-1000 videogame. Technology in 1980 was quite simple,
so the videogame version was very similar to the arcade,
having the same graphics and sound effect (no version
of N-Sub ever had background music).
N-Sub was one of the Sega games never ported to the MSX
in its commercial time. Motivated by the
Under Water Challenge
promoved by the MRC,
I decided to created a version of N-Sub for the MSX. As an extra,
I also created a brand new opening screen, since the original
never had one due to memory limitations. Have fun with this new
game for the MSX!
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O trabalho em N-Sub começou dia 14 de maio de 2004. Navegando pelos meus bookmarks,
eu descobri que o dia seguinte seria a data final de entrada no Concurso Submarino
do MRC, e pensei: em um dia deve dar pra portar o N-Sub e participar.
Mas o jogo original tem só 16kb, deixando muita memória livre,
então eu pensei: por que não adicionar uma nova tela de abertura, como eu
fiz no Rambo Plus? A tela original do N-Sub era
muita feia, como pode ser visto ao lado.
A primeira coisa a ser feita era escolher uma nova figura.
Procurando no
Google Images
por submarinos nucleares, eu achei esse à esquerda.
Mas o jogo também precisava de um logo, e seria legal se desse
pra colocar o logo original do arcade. Novamente, procurando
no google, eu consegui achar o flyer original, de onde deu
pra tirar o logo.
Depois de escolher o elementos gráficos, a tela foi montada no Adobe Photoshop.
Todos os elementos foram reduzidos a tons de cinza. Porém, essa tela ainda
não podia ser carregada no MSX, já que a SCREEN 2 suporta apenas duas cores
para cada 8 pixels.
A solução foi usar o conversor gráfico do Fudebrowser. Depois de
trocar no Photoshop um dos tons de cinza por azul, a imagem
foi convertida pelo Fudebrowser e carregada no Graphos 3.
O Zoom do Graphos é sem dúvida a melhor ferramenta para pintar telas
na SCREEN 2. Este é um exemplo do mar logo abaixo do submarino.
Assim ficou a figura depois de pintada aquela área. Eu também
pintei um pedaço do logo para ver se o tom de vermelho era o correto.
Estas são alguns figuras tiradas durante o processo de pintura.
Nesse ponto eu percebi que não conseguiria terminar a tempo sozinho,
então chamei o Cyberknight e perguntei se ele não poderia ajudar
com a pintura. Trabalhar com o Cyberknight é sempre divertido,
já que eu costumo adotar a solução realística (o céu deve ser pintado
de azul, preto se for à noite), e ele usualmente tende à interpretação
artística (por que não pintar o céu de roxo, pra deixar a figura
mais sombria e sinistra?)
Enquanto eu fazia a trabalho de conversão do SG-1000 para o MSX, o Cyberknight
terminou a pintura das montanhas e dos logos, até mesmo adicionando
cores novas que ficaram bem melhores que meu vermelho sólido.
Depois de terminada a programação, eu voltei para a pintura e ajudei o
Cyberknight a terminar o desenho. Quando acabamos de pintar, faltavam
apenas 15 minutos para o deadline do concurso, e tinha algo faltando!
O submarino não tinha periscópio! Eu rapidamente programei uma rotina de sprites
para adicionar o periscópio sem perigo de borrar. Checando o tempo: faltavam
5 minutos. Eu então fiz o pacote de distribuição e enviei para o MRC, bem na hora.
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Work on N-Sub
started on 14th May 2004. Browsing in my bookmarks, I realised that the next day would
be the deadline of the Under Water Challenge of MRC, and I thought to myself... I could
make a port of N-Sub to this challenge, one day surely will be enough to finish the project.
However, the original N-Sub is 16kb only, so there was plenty of space left, and I
thought why not adding a new opening screen, just like I did with Rambo
Plus? The original
one was quite ugly, as you can see in the picture.
The first thing to do was to choose a new picture. Searching in
Google Images for nuclear submarines, I found the one on the left.
But the game also needed a logo, and
it would be nice to use the original arcade logo. Again, searching on google
I found the original flyer, where the logo could be found.
After choosing the graphic elements,
the screen was composed using Adobe Photoshop. All elements were reduced to grayscale,
and then it was further reduced to only 4 shades of gray. However, the screen still
can't be loaded in MSX, since SCREEN 2 only support two colors for each 8 pixels.
The solution was to use the graphic
converter of Fudebrowser. After switching in Photoshop one of the grays with blue,
the image was converted by Fudebrowser and then loaded in Graphos 3.
Graphos' Zoom function is without
a doubt the best tool to color SCREEN 2 pictures. This is a sample of sea just
below the submarine.
And this is what it looks like after
the painting. I also painted a bit of the logo to see if the color was
chosen right.
These are some of the pictures taken while the coloring
was done. At this point, I realised I wouldn't finish this on time by working
alone, so I called Cyberknight and asked him for some help in coloring. Working with
Cyberknight is always a pleasure, since I the guy who does realistic paintings
(skys must be blue, black if it's night time), and he usually goes for the
artistic approach (why not painting the sky with purple in order to make the
picture more moody, more sinister?)
While I was doing the game porting
from SG-1000 to MSX, Cyberknight finished the coloring of the mountains and the logos,
even adding some colors better than my original solid red.
After I finished the programming,
I got back to coloring and helped Cyberknight to finish the picture. When we finished
the coloring, there was just 15 minutes left before the deadline of the contest,
but something was missing!
The submarine had no periscope! I quickly
programmed a sprite routine to add a periscope without color clashes. Time to check
the clock: 5 minutes left. Then I packaged the game and sent it to MRC, just in time.
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